domingo, 7 de fevereiro de 2010

Louca por perfumes, cosméticos ou cremes?

Você viaja e cada vez que passa por um free shop volta com 1.001 perfumes novos?
Você vai guardando e usando um de cada vez?
Seu guarda-roupa tem um verdadeiro estoque de perfumes ainda intactos e guardadíssimos na caixinha?
Alguns dos seus perfumes novíssimos (sem usar ainda) já venceram?
Você nem sabe a data de validade de outros?
Você é esta mulher louca por perfumes? Eu sou.
Mas o mesmo se aplica a qualquer outro cosmético. Tem gente que faz isso com cremes, hidratantes e maquiagens, compra um montão quando viaja e vai guardando...

Isso (tudo) é pés-si-mo! >.< Mas nós, as loucas por perfumes, ainda levamos alguma (pequeníssima) vantagem quando o assunto é prazo de validade. E antes que eu explique o motivo, saiba que o prazo de validade de um perfume, make ou creme que você lê na embalagem ENCURTA HORRORES depois do produto aberto. Abriu, tem que usar rapidinho mesmo! Um prazo de validade que era de dois anos com o produto fechado pode mudar pra curtíssimos quatro meses depois de aberto. o_O

MAKE
Make velho simplesmente não dá pra salvar: um batom pode ficar com um gosto péssimo, um cheiro estranho, ter a consistência completamente alterada. Uma sombra pode irritar suas pálpebras. Um rímel ou delineador vencido, então, pode fazer total estrago na saúde dos seus olhos. COMPROU, USOU. Imediatamente. Tem que ser!
Um batom, depois de aberto, deve ser usado em um ano. Depois disso, venceu.
Um rímel, depois de aberto, conserva sua validade em até, no máximo, seis meses.

CREMES
E cremes vencidos? Nem pensar. Se a promessa de alguns cremes já soa duvidosa no rótulo e na propaganda, imagina fora do prazo de validade? Não dá. Venceu, é lixo certo. Não pode deixar vencer de jeito nenhum. Depois de aberto, use em três meses.

PERFUMES
Depois de aberto, um perfume deve ser usado em seis meses. Depois disso, vence, já começa a ter toda a sua composição alterada, cheiro e cor. A luz e o calor são responsáveis por essas alterações -- até sua própria pele em contato direto com o perfume faz isso, caso o frasco não tenha vaporizador.

Mas eu aposto como você não vai jogar todos os seus perfumes no lixo -- e nem eu! Eles já venceram? Mas estão fechadinhos, na caixa, guardados em lugar fresco e escuro, ou seja, não estão em contato direto com luz e umidade? Então, abra e use com vaporizador e conserve-os exatamente assim durante o tempo de uso, longe de luz e umidade, e fique de olho em qualquer alteração na cor ou no cheiro. Se notar que alterou cheiro ou cor, adiós, hora de jogar fora. E se irritar sua pele, lixo!

© Veja

E sua escova de dentes? Você troca de dois em dois meses? Eu não! Mas agora vou trocar.
E seu óculos de grau? Sabia que ele também vence? A proteção contra os raios UV fica comprometida entre um e três anos de uso.

Fonte: revista Veja, 12/08/09

3 comentários:

  1. Heh, eu preciso muito fazer um post sobre perfumes... os meus perfumes. Até um tempo atrás, achava que gostava de um tipo, de repente, achei um que é prá vida inteira: O Kenzo L'amour. Tb uso CK, Dior, Nina Ricci, Lolita Lempicka, YSL e Bulgari. Ah, o Águas de Natura de Jabuticaba e de Maçã. rs.

    Agora, fica tudo, dentro da caixa original, dentro do meu armário. Os únicos que ficam expostos, são os da Natura que borrifo a cada vez que vou no meu quarto.

    Gosto de me sentir perfumada, gosto de estar perto de pessoas perfumadas, acho que a sensação de conforto muda, é mais caloroso. É um jeito de mostrar que se preocupa com a aparência, e com o bem estar dos outros... haja visto que, aqueles que andam suados no ônibus, no metrô, simplesmente não ligam para ninguém com quem vai dividir o espaço/assento.

    Bjinhos, Jú

    ResponderExcluir
  2. Aaaaiii eu sou exatamente assim. O pior, eu compro e tenho dó de usar, acredita ? Pois é. Mas estou tentando mudar, pq como vc falou, se não usa estraga, então o jeito é não te dó e usar mesmo. bjs

    ResponderExcluir
  3. sou louca por perfumes .chego a comprar 8 vidros de cada vez.todo do boticario.lilly, acordes,glamor,tatty,coffe,cecita,florata emotion,tarsila.gosto de todos.

    ResponderExcluir